Share |

Alfredo da Costa: Nova concentração em defesa da maternidade no domingo

23:26 (LUSA)

Lisboa, 11 abr (Lusa) - Profissionais de saúde da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) promovem no domingo uma concentração em frente à instituição, em Lisboa, para contestar o seu encerramento, apontado pelo Governo até 2015, informou hoje a diretora do Serviço de Obstetrícia, Ana Campos.
A concentração, marcada para as 15:00 e aberta a todos quantos nela quiserem participar, ocorre na mesma semana em que dois cordões humanos juntaram centenas de pessoas, entre utentes e profissionais da MAC, em torno do edifício da maior maternidade do país.
Para dia 19 de abril está agendada uma nova iniciativa, um desfile entre a MAC e o Ministério da Saúde, em Lisboa.
O Governo tenciona fechar a maternidade até 2015, justificando a decisão com o excesso de oferta na região de Lisboa em serviços de obstetrícia, desde a abertura recente do Hospital de Loures, e com a descida da natalidade.
Utentes e profissionais da MAC contestam a decisão, invocando perda da qualidade do atendimento com o consequente desmembramento das equipas multidisciplinares.
Contrariando a tendência da baixa da natalidade, a MAC alega um aumento do número de partos nos últimos três anos.
Segundo o ministro da Saúde, Paulo Macedo, a existência de nove maternidades públicas em Lisboa põe em risco os 1.500 partos necessários para a classificação de maternidade no Hospital de Santa Maria, que corre, por isso, o risco de perder esta valência.
Paulo Macedo assegura que as equipas e o "know-how" da MAC serão mantidos após o seu encerramento.
Contudo, para o ex-diretor da maternidade Jorge Branco, que terminou funções a 01 de março, o fecho da MAC vai obrigar a "partir as equipas".
Para manter a qualidade dos serviços prestados na MAC é fundamental manter as equipas a funcionar como estão e isso só pode concretizar-se com a transferência para outra unidade e não dispersando-as, disse o antigo diretor.
Jorge Branco sustenta que a solução que admite, sem que se perca a qualidade do atendimento, seria a mudança para o Hospital de Todos os Santos, que está projetado para a zona Oriental de Lisboa.
ER (SMM/AMN).
Lusa/Fim