Share |

Bloco defende plano para defender SNS

 

Defendendo que é preciso fazer "tudo o contrário do que o Governo está a querer fazer", o líder do BE lembrou a hipótese de encerramento da "maior e melhor maternidade do país" e o aumento das taxas moderadoras.

"O Governo está a destruir um dos pilares da democracia", acusou Francisco Louçã, que visitou o centro de saúde de Carnaxide acompanhado pelo deputado João Semedo, que é também médico.

O líder do BE recusou ainda o "fanatismo do Governo para a destruição dos serviços públicos", insistindo na necessidade de "uma resposta de urgência à situação de urgência" que Portugal vive e preconizando "um SNS que seja capaz, que seja competente, que seja adequado, que seja digno para todas as pessoas".

Relativamente ao centro de saúde de Carnaxide, que serve as zonas de Carnaxide, Linda a Pastora, Outurela e Portela, Francisco Louçã precisou que os onze médicos que aí trabalham têm de atender quase 20 mil pessoas.

"Em todo o lado o que nós temos é um SNS esforçado de médicos, enfermeiras, trabalhadores, gente que se dedica à saúde neste país e esta é uma prioridade para Portugal", frisou, lamentando que o país esteja a desperdiçar recursos de uma "forma extraordinária".

"Nós queremos, pelo contrário, recuperar o que é essencial", reiterou, reforçando as críticas ao Governo por estar "a dar o sinal contrário" e recusando o favorecimento da desigualdade de "uns puderem ter uma medicina privada e outros terem que ter uma medicina empobrecida".

"Nós precisamos de todos os direitos fundamentais para todas as pessoas", reforçou, prometendo que "o BE vai lutar centro de saúde por centro de saúde, extensão por extensão, maternidade por maternidade, hospital por hospital para que haja uma lógica coerente dentro de um SNS adequado para as pessoas".