Share |

Um abraço à Maternidade Alfredo da Costa, contra o seu encerramento e a destruição do SNS

Encerrar a MAC para dar às PPP, NÃO!

O presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo comunicou à direção da Maternidade Alfredo da Costa o encerramento desta unidade de saúde, a maior e mais diferenciada maternidade do país, aquela que realiza o maio número de partos e que reúne os recursos humanos e técnicos mais sofisticados no domínio da saúde da mulher e da neo-natologia. O encerramento é para concretizar no mais curto espaço de tempo e os serviços serão integrados no hospital de São Francisco Xavier. Um número ainda indeterminado de profissionais terá por destino o desemprego.

 

O Bloco de Esquerda considera inaceitável a decisão de desmantelar a maternidade Alfredo da Costa pelos prejuízos que dela inevitavelmente resultam para a população de lisboa e para a capacidade de resposta do SNS. É uma decisão determinada exclusivamente por critérios financeiros, sobrepondo a política dos cortes aos critérios clínicos e padrões de qualidade que devem orientar a política de saúde. O grande beneficiário desta decisão é o grupo privado que gere o novo hospital de Loures em regime de PPP, razão invocada para o encerramento da Alfredo da Costa.

 

O Bloco de Esquerda denuncia o cinismo e hipocrisia do ministro da saúde que esteve precisamente hoje Parlamento a discutir a sua política de saúde, numa audição da comissão parlamentar de saúde, sem  ter dito uma palavra que fosse sobre o encerramento da maternidade Alfredo da Costa. A atitude do ministro da saúde revela a sua falta de cultura democrática e constitui um condenável desrespeito pelo Parlamento e pelos deputados. Uma política que se esconde e foge ao debate frontal e transparente não é seguramente uma política capaz de defender, modernizar e humanizar o SNS.

 

 

Porque não aceitamos a decisão de encerrar ou desmantelar os serviços da Maternidade, vamos aderir ao protesto cidadão e dar um abraço à MAC, terça-feira, dia 10, pelas 19h30. (Metro Picoas)