Share |

PROTESTO DE MORADORES EM CHELAS CONTRA SUPRESSÃO DO AUTOCARRO 10

 

Abraçar o 10!

 

Esta foi a forma que cerca de 100 moradores do Bairro dos Loios, em chelas, encontraram para demonstrar a importância da carreira nº 10 da Carris que foi suprimida no dia 3 de Março.

 

Segundo os moradores e as associações  a supressão deste autocarro vai ter impactos na qualidade de vida de muitos moradores/as e trabalhadores/as da Freguesia de Marvila.

O Autocarro 10 serve entre outros, os bairros: Casal Vistoso, Olaias, Armador, Flamenga, Lóios e Amendoeiras.

Dentro da Freguesia de Marvila promove o acesso a várias escolas (6 jardins infância, 4 básicas 1ºciclo, 2 básicas 2º e 3ºciclo, 1 secundária e o Colégio Valssassina), a Unidade de Saúde do Armador, a USF dos Lóios e Polidesportivo dos Lóios, bem como o acesso ao metro.

 

Está previsto a redução da frequência dos restantes autocarros, supressão de alguns percursos nocturnos, alterações de horários e redução de carruagens do metro.

 

Há pessoas que vão ter de fazer mais transbordos, outros que precisarão de andar cerca de dois km para apanhar um outro autocarro, haverá menos conforto nas viagenes, mais insegurança nos percursos e transbordos.

 

Esta tomada de decisão não é coerente com o aumento, já em vigor, dos passes sociais.

 

A deputada Catarina Martins esteve presente e apresentou ao governo duas perguntas, uma relacionada com os diversos impactos da supressão deste autocarro, outra relacionada com a segurança das crianças. Questionou o Ministério da Economia (que tem a tutela dos transportes) e o Ministário da Educação (ver as perguntas em anexo). 

AnexoTamanho
pergunta_10_da_carris1.doc21 KB
p_10dacarris_mec1.doc112 KB