SPGL apela a concentração nas escolas no dia da prova de avaliação

Numa comunicação enviada aos docentes, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) sublinha que, “se não for decretada a suspensão da prova” é necessário “organizar a greve à vigilância (e a todo o serviço à PACC)”.

Adiantando que já são conhecidos “os agrupamentos de escolas em que está prevista a sua realização mas ainda não as escolas (ou outros espaços) em concreto”, a direção do sindicato frisa que já “está a organizar visitas a todas as escolas destes agrupamentos para sensibilizar os/as colegas para a necessidade de não deixar passar esta prova”.

“Recai sobre estes colegas uma especial responsabilidade – se esta prova se realizar estará em causa a instituição de um requisito extremamente perigoso para todo os/as docentes e que poderá levar ao desemprego de muitos, contratados com mais ou menos de 5 anos, dos quadros de zona e de agrupamento”, lê-se no documento.

O SPGL lembra que “que no relatório divulgado pelo FMI em janeiro deste ano, quando se refere uma alegada necessidade de afastar 14.000 docentes dos quadros para a ‘mobilidade especial’ – prevista para aplicação no próximo ano letivo – é sugerida a realização de uma prova como forma de decidir quem, na Administração Pública, deverá ser afastado e, como se sabe, propostas do FMI são ordens para este governo”.

Na missiva é feito um apelo “aos colegas das escolas / agrupamentos em que a prova se pode vir a realizar” para que se organizem de forma a entrarem em greve caso sejam convocados para a vigilância da prova ou para outras atividades relacionadas com a mesma.

A estrutura sindical exorta ainda dos docentes que neste dia não tenham trabalho distribuído “a que se concentrem, logo pela manhã – 8 horas – à entrada das escolas em que esteja prevista a realização da prova”, sendo divulgados, para esse efeito, os locais exatos de concentração emwww.spgl.pt.