Share |

Um ano decisivo

2019 será marcado por dois processos eleitorais que serão marcados por várias particularidades em relação a combates anteriores. Em primeiro lugar, acontecem no rescaldo de um processo único na história da esquerda portuguesa: a participação numa solução política que suportou um Governo. O Bloco chega a estes processos eleitorais com todo o património de propostas aprovadas, direitos conquistados e reversão de muitos dos ataques do governo da direita e da troika. 

Mas para o balanço dessa solução política contribuem também as limitações decorrentes, não apenas das regras europeias, mas também da escolha política, assumida pelo Governo e pelo PS, de ir além do cumprimentos dessas regras, comprometendo investimento e serviços públicos.

As eleições serão também marcadas por alterações no quadro político, na Europa e em Portugal. Se na Europa, os traços mais marcantes são o colapso da social-democracia e a ascensão da extrema-direita, em Portugal a ascensão da extrema-direita parece estar a fazer-se sobretudo nas ruínas de uma direita desorientada e fragmentada mas com iguais riscos para a democracia e para os direitos.

O Bloco enfrenta estas eleições reforçado e legitimado pelo trabalho e pelas vitórias dos últimos anos. Nos próximos meses, falaremos das escolhas programáticas e das prioridades para este ciclo eleitoral. Falaremos também sobre como combater as campanhas sujas que irão marcar estes processos eleitorais e para as quais temos de nos começar a preparar coletivamente.

Depois do debate político sobre as escolhas que irão nortear a nossa campanha, caberá à Distrital e a todas as Concelhias a responsabilidade de definir prioridades e iniciativas de campanha e programar um calendário de ação desde o momento atual à campanha. Uma campanha de ideias, centrada nos grandes problemas económicos e sociais do país e da vida das pessoas. Uma campanha que se distinguirá das campanhas à direita, não apenas pelo conteúdo das escolhas, mas também pela forma de fazer política: com as pessoas, pelas pessoas.